Mãos à Obra: Vamos Fazer um Véu!



Muitas vezes o véu é feito a partir do mesmo material da saia. Os materiais mais adequados para que o véu “viva” são principalmente, poliéster ou chifon (o nosso preferido). Deverá ser um tecido “suave” e que ao “cair” seja ao mesmo tempo firme, que não “esvoace” demasiado.

Por mais incrível que possa parecer a seda natural não é o mais adequado pois não deixará que o véu “dance”.

Se engomar não é a sua tarefa mais cobiçada então prefira tecidos mais resistentes.

Nunca faça um véu com vários tecidos (ou retalhos). Irão aparecer costuras que não só o desfeiam como não o deixarão “voar” ou “dançar”.

Ao comprar o tecido, o melhor mesmo é preferir “desperdiçar” o restante do mesmo (que pode ser aproveitado em diversos acessórios, como luvas) e comprar tamanho suficiente para o véu. Vai ver que o resultado final compensa e bem! Não só o véu fica mais barato do que nas lojas como é um orgulho dançarmos com algo que “criámos”.

Por tudo isto e muito mais, vamos então passar ao véu!

Se bem que muitos há rectangulares, nos últimos anos a forma arredondada tornou-se mais popular e é o véu semicircular que vamos aprender a fazer:

A altura padrão é aproximadamente 1,10m e a largura de 2,40m é óptimo na maioria dos casos.

No entanto as medidas mais correctas dependem do seu corpo: da sua altura e do seu comprimento de braços.

Para definir a altura: encoste a extremidade de uma lateral do tecido ao nível dos ombros, a altura deverá de ir até à zona dos tornozelos (ou um pouco acima, na zona das canelas).

Para definir a largura: coloque um dos seus braços na horizontal, sobre ele coloque o véu dobrado (pelo meio), ao cair o tecido deverá dar até meio das canelas. Ou se preferir, pegue no véu com as mãos, como se fosse se cobrir (horizontalmente), passando-o pelos ombros e juntando as mãos à sua frente (segurando sempre o tecido). O tecido que sobra deverá de dar até aos seus cotovelos.

Desenhe a forma do véu fazendo um modelo de cartolina ou papel de arquitecto (molde, que ficará grande) conforme figuras em que primeiro corta um rectângulo e só de seguida arredonda os cantos.




Coloque o tecido sobre o molde. Comece pela parte recta e vá fixando com alfinetes, até que sobram as partes dos cantos do tecido que deverá cortar em meio circulo. Atenção: não corte ainda! Confira se está bem fixo pois ao começar a cortar esses tecidos costumam escorregar com extrema facilidade, “fugindo” da tesoura. Se tiver ajuda de uma segunda pessoa será mais fácil e rápido.

Dica: Nós costumamos deixar uma margem maior para o corte. Depois da prova cortamos se sobrar.

De seguida é só fazer as costuras. Deverá ter atenção ao pormenor do acabamento. Nós gostamos de usar fita de cetim ou organza. Ou outras fitas que sejam “lisas” ou apenas tenham um suave bordado, pois assim nunca ficaremos com lantejoulas ou sequins agarrados ao cabelo.


Esperamos que tenham gostado. Qualquer dúvida recorram ao mail ou aqui mesmo nos comentários.

Dancem e encantem e não se coíbam de mostrar o VOSSO véu!!

e como sempre... Boas e divinas danças!

Recado "Prático"

É com enorme prazer que hoje aqui deixamos o seguinte "recado". Para todas as que se preocupam com o seu desempenho e aprendizagem, constante, prestem atenção:


THE DRUMZY SCHOOL OF DANCE, RHYTHM & MUSIC APRESENTA


THE ADVANCED DANCERS, TEACHERS & PROFESSIONAL PERFORMERS.
Certified Course


Este curso destina-se a todas as dançarinas que desejem tornar-se 100% profissionais na sua carreira em dança, o que significa todas aquelas que queiram tornar-se realmente entendidas na sua matéria e na sua arte.

1. Todos os ritmos de dança.

2. Capaz de reconhecer as várias partes da música. (Estrutura Musical dentro da Dança Egípcia)

3. Capaz de expressar a música em movimento e ser criativa ao fazê-lo.

4. Aprender um alto nível técnico, quer de movimentos como de interpretação musical com vários estilos e influências.

5. Tornar-se entendida nos variados estilos da Dança Egípcia e do Médio Oriente.

6. Aprender diversos estilos de dança, desde as clássicas "Estrelas do Egipto" Naima Akef, Taheya Karioka, Samya Gamal e muitas mais.

7. Desenhar as suas próprias coreografias sem falhas, fazendo com que a música se torne viva.

8. Capacidade de lidar com todos os problemas no que respeita a actuar ao vivo para uma audiência, seja com música gravada ou ao vivo.

9. Aprender a habilidade necessária para dançar com uma BANDA AO VIVO e interagir com improvisações a solo (AO VIVO), lidando com todos os problemas relacionados com a actuação para uma audiência.

10. As participantes do curso irão fazer parte de um concerto enorme que iremos organizar para o final do curso – Hafla e actuar com a nossa orquestra ao vivo.

O curso irá ser desenvolvido nos seguintes moldes:

1. Uma aula de avaliação privada para cada aluna com uma entrevista adequada, audição para avaliar o estilo de dança de cada uma, entendimento da música e ritmo, bem como entender o que cada dançarina sabe e sente que necessita melhorar.

2. Esta entrevista irá ser gravada e documentada para o futuro e estudada por Hossam e Serena para avaliar o ponto onde cada aluna está.

3. Primeiro que tudo, nós iremos lidar com os obstáculos imediatos um por um e colocá-los na linha de pensamento correcta para o curso.

4. Depois iremos começar as aulas propriamente ditas da seguinte forma:

a) Aulas de grupo para entendimento rítmico. Irão incluir tocar um instrumento de percussão (de forma simples e não complicada).

b) Aulas de grupo para entendimento dos níveis da música e como desmontar cada peça de música. As alunas irão também aprender técnicas básicas e coreográficas para desenvolverem o seu próprio estilo.

c) Estudos visuais e discussões acerca de variados estilos de dança em vídeos bem como a aprendizagem de coreografias que representem os variados estilos que iremos estudar dentro da Dança Egípcia.

d) Trabalho de casa, privado e específico, que será dado a cada dançarina. Espera-se que cada dançarina faça o seu trabalho de cada e filme-o num vídeo ou DVD e envie-nos por correio para o vermos, avaliar, classificar e marcar. A resposta ao trabalho de casa será enviada por e-mail.
e) A correcção respeitante ao trabalho de casa será reavaliada na aula seguinte.

f) Vídeo discussões em grupo acerca de vídeo clips das "Stars of Egypt", avaliando o estilo de cada dançarina, como ela interpreta a música e como executa a sua apresentação de dança.

g) Coreografias de grupo e criação de coreografias de grupo.

h) Aulas de percussão de grupo onde irá aprender a tocar ritmos simples numa tabla ou num duff.

i) A arte de dançar com música ao vivo. Nestas aulas, alguns músicos (provavelmente tocando violino, nay e acordeão) farão parte das aulas e irão ensinar a arte de dançar e interpretar música ao vivo.

j) Eu irei conduzir três aulas especiais como alguns dos meus músicos para este curso durante as quais as dançarinas irão aprender como interagir completamente com os instrumentos solistas. Somente para as participantes do curso.

k) No final e após o curso estar completo, iremos criar um concerto com as dançarinas participantes do curso, envolvendo-as na própria criação do mesmo, que contará também com a participação da minha orquestra,

As alunas vão desempenhar um papel fundamental na escolha das músicas, fazendo o design do palco, desenhando os cartazes, panfletos e programas do concerto, estudo das luzes, organização de bastidores, venda de bilhetes e promoção do concerto, bem como dançando no mesmo.

NEM TODAS AS ALUNAS IRÃO DANÇAR A SOLO, mas todas irão ter uma parte a solo nas coreografias de grupo, dependendo do seu progresso durante o curso.

DURAÇÃO
As aulas deste curso irão ter lugar uma vez por mês e entre cada aula irá ter algum trabalho de casa para estudar e fazer. No total serão 15 meses dependendo da habilidade de cada dançarina para assimilar e aplicar o conhecimento no curso e logicamente a quantidade de horas dedicadas ao mesmo.

Isto será adicionado ao tempo que será necessário para preparar o concerto e apresentação do fim do curso.

Nós também entendemos que cada dançarina é uma pessoa diferente com diferentes necessidades e habilidades. Então, enquanto o nosso objectivo é de 15 meses, nós iremos começar consigo para ajudá-la a atingir o seu melhor potencial. Nunca podemos garantir a forma como cada dançarina irá progredir, mas podemos ajudar tanto quanto se podem ajudar a vocês mesmas e trabalhar nos resultados que atingiram no curso. Mas são 15 meses, a menos que existam necessidades especiais, e nesse caso poderiam ser adicionadas uma aula ou duas no máximo.

PAGAMENTOS:
2500€ pelas 15 aulas.
1250€ serão pagos a pronto no acto de inscrição. Posteriormente, serão feitos 10 pagamentos mensais de 125€ no início do vosso curso.

Para mais informações e como se registar para este curso, por favor contacte-nos:

Por telefone: +44 1342 410800
Por e-mail : ramzystore@btconnect.com
drumzy@btconnect.com

Desejando conhecê-la pessoalmente e incluí-la no curso.
Com os melhores cumprimentos.

Hossam Ramzy
Director da
Drumzy School of Music & Dance www.hossamramzy.com

De Volta!



De volta e retemperadas, esperamos!

Começamos Setembro a falar de um dos acessórios mais apreciados das bailarinas: O Véu!



Não se sabe ao certo como surgiu a dança com véus. Dizem que ela tem as suas raízes na dança dos sete véus que é uma dança onde os véus representavam os sete chakras em equilíbrio e harmonia. A retirada e o cair de cada véu significava o abrir dos olhos que desperta a consciência da mulher.

Actualmente, o véu, é um dos símbolos mais comuns da dança do ventre e são muitos os passos que o utilizam. Alguns são usados especialmente para emoldurar o rosto ou o corpo da bailarina, assim envolvendo-a em mistério e magia. Por ser transparente, tem o encanto de mostrar sem revelar.

O véu está presente em várias passagens de textos que falam sobre a dança dos povos do antigo Egipto, por isso é previsível que este seja muito usado pelas bailarinas na actualidade.

Quando se fala sobre a importância e o significado do véu, devemos lembrar que os movimentos na Dança do Ventre estão relacionados aos animais, às plantas, aos símbolos da mitologia egípcia e aos quatro elementos da natureza. Assim sendo podemos relacionar o véu com o elemento ar (com os ventos que sopram do deserto).

A dança com véu pode variar de acordo com a intenção e criatividade da bailarina: pode-se dançar com um único véu, com dois ou até nove véus.


Voltamos, já, já com muitas novidades!