Como Fazer um Cinto para Dança do Ventre?


Primeiro escolhe-se o formato do cinto.

Existem dois modelos de padrão preferidos: o egípcio de forma estreita em frente, mais amplo nas costas (a parte mais larga é a de trás) e o turco em que forma um triângulo na frente e na traseira. Devido a estas mesmas formas lembra-te que o trabalho poderá tornar-se minucioso e terás de ter paciência.

Ambos os modelos podem ser combinados: um triângulo na frente e amplas formas egípcias nas costas, sendo este muito recomendado para as mulheres mais cheiinhas ou de ancas mais volumosas.




Esta forma deve ser adaptada à figura. No caso de figura mais volumosa/forte o cinto deve de ser mais largo (para além de maior também), no caso de figuras magras o cinto deve de ser mais estreito. Adeqúem sempre o tamanho do cinto ao vosso tronco.

Com o modelo escolhido e as medidas tiradas vamos começar a fazer o cinto. Prepara um "corpo" de várias camadas de tecido como base para os bordados. É aconselhável usar dois pedaços de tecido forte (por exemplo moleton) e assim a base do cinto ganha alguma substância, ou uma entretela mais forte para tornar o cinto mais “robusto”.




Atenção que e muito embora o cinto tenha de ficar forte, não o deve ser em demasia para que se consiga moldar ao corpo parecendo que faz parte dele.

Estes 3 tecidos são presos com alfinetes e “zigzagueados” juntos. O projecto ganha forma! Se achares que fica demasiado robusto opta por apenas duas camadas.




Vamos agora cobrir a base com o tecido escolhido que pode ser do mesmo do do traje. No caso de se querer aplicar sequins e missangas é preferível usar um tecido elástico ou Lycra da mesma cor que o traje ou outra que seja do nosso agrado.




Outras possibilidades são bordados, rendas, veludo e seda, etc., não há limites para a fantasia, com bom gosto tudo é permitido.

Lembra-te de que se não tapares toda a superfície, as costuras devem ficar bem finas, quase invisíveis, o que dá algum trabalho. Agora tens de escolher qual o lado do cinto que deve ser fechado. A maioria dos trajes egípcios são do lado esquerdo mas não há nenhuma regra.

Atenção: antes de coser as laterais lembra-te que os bicos do modelo turco têm de ficar exactamente no centro, longitudinal, do teu corpo. Quando colocares os colchetes e coseres, coloca a parte frontal sobre a parte traseira a fim de que a costura fique “invisível” á frente. Usa pelo menos dois colchetes grandes.



Já acabaste?!

Podes sentir-te realmente orgulhosa! Já tens o teu cinto!


6 comentários:

Paulo Koallupi disse...

na existe dança mais bonita e sensual que esta! kisstuh de Coimbra

Anónimo disse...

que material é esse que a gente corta o formato do cinto?

Oriental Arte disse...

Olá anónima/o!

O material que costumamos usar é entretela (da mais forte). Caso não haja tão forte quanto desejavel é só fazer várias camadas (parece papel e há de cor branca ou preta). Vende-se ans lojas de tecidos ou retrozarias.

Divinas danças

silwia disse...

olá,adporei seu blog,gostaria de saber como colocou essa musica de fundo,como fazer isso?
se puder me ajudar obrigada1

Anónimo disse...

quero compra,
aonde e que se encontra roupa do ventre,na cidade?em que local?

Amanda disse...

oi quero compra a roupa,aonde encontra?