De Volta!



De volta e retemperadas, esperamos!

Começamos Setembro a falar de um dos acessórios mais apreciados das bailarinas: O Véu!



Não se sabe ao certo como surgiu a dança com véus. Dizem que ela tem as suas raízes na dança dos sete véus que é uma dança onde os véus representavam os sete chakras em equilíbrio e harmonia. A retirada e o cair de cada véu significava o abrir dos olhos que desperta a consciência da mulher.

Actualmente, o véu, é um dos símbolos mais comuns da dança do ventre e são muitos os passos que o utilizam. Alguns são usados especialmente para emoldurar o rosto ou o corpo da bailarina, assim envolvendo-a em mistério e magia. Por ser transparente, tem o encanto de mostrar sem revelar.

O véu está presente em várias passagens de textos que falam sobre a dança dos povos do antigo Egipto, por isso é previsível que este seja muito usado pelas bailarinas na actualidade.

Quando se fala sobre a importância e o significado do véu, devemos lembrar que os movimentos na Dança do Ventre estão relacionados aos animais, às plantas, aos símbolos da mitologia egípcia e aos quatro elementos da natureza. Assim sendo podemos relacionar o véu com o elemento ar (com os ventos que sopram do deserto).

A dança com véu pode variar de acordo com a intenção e criatividade da bailarina: pode-se dançar com um único véu, com dois ou até nove véus.


Voltamos, já, já com muitas novidades!

2 comentários:

Durriyyah disse...

Olá :) queria pedir-vos uma coisa. Vocês por acaso não têm convites para o novo Btuga? eu tinha Btuga mas entretanto com a confusão que houve fiquei sem acesso. Queria sacar mais dvd's!!!!!!!!!!!!! Bjinhos e obrigada pela dica

Oriental Arte disse...

Olá Durriyyah :))

Nós temos o novo, o Btnext mas ainda não faz 1 mês´. Só podemos enviar convites passado 1 mês de inscrição, entretanto podes enviar-nos o teu endereço de e-mail para o nosso o orientalarte@gmail.com que logo que tenhamos acesso aos convites enviamos, fica prometido!

Entretanto e como o Btnext é novinho ainda está bastante "fraquinho". Não tem grande coisa oriental (aliás, quase nada mesmo). Onde costumamos sacar muito oriental é no emule.

Podemos trocar estas e outras impressões pelo mail

Beijo grande e divinas danças